Author:
Oliveira Elielton Carneiro,Cortez Maria Juliana dos Santos,Rodrigues Carlos Eduardo Coelho,Brito Gisele de Sousa Ferreira,Veloso Iasmim de Sousa,Araujo Maria Milena Barbosa de,Sousa Tailana Santana Alves Leite de,Oliveira Wilde Maria Clara Sousa de
Abstract
A presente pesquisa, justifica-se em virtude de, enquanto pesquisadores, querer conhecer de que forma ocorre a compreensão de enfermeiros bacharéis acerca da segurança do paciente em uma Unidade de Terapia Intensiva no interior do Maranhão. Apresenta como objetivo, compreender a percepção dos Profissionais Enfermeiros de Unidade de Terapia Intensiva de um hospital público do interior do Maranhão sobre a segurança do paciente. No campo da metodologia, trata-se de uma pesquisa desenvolvida em campo envolvendo os aspectos qualitativos. Diante disso, foram formuladas perguntas que mantem relação direta com a base da pesquisa, tais perguntas aplicou-se aos enfermeiros que atuam em Unidade de Terapia Intensiva de Grajaú – MA, em um hospital estadual. No ramo dos resultados e discussão, efetivou-se a pesquisa com 05 enfermeiros da unidade e as respostas foram, criteriosamente, apresentadas, em forma associadas, em 03 categorias distintas. Em síntese, a presente pesquisa conseguiu alcançar exitosamente o seu objetivo traçado, de compreender a percepção dos Profissionais Enfermeiros de Unidade de Terapia Intensiva de um hospital público do interior do Maranhão sobre a segurança do paciente. Nesse sentido, constatou-se que os enfermeiros atuantes nessa área, em sua maioria, têm uma vasta percepção do processo de segurança do paciente, não se atrelando apenas a alguns casos de eventos adversos, mas os que podem acontecer em mais alto risco.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. BOMJARDIM, G. R; RONQUETE, S. dos S; MUNIZ, V. de O. Atribuições do enfermeiro em uma unidade de terapia intensiva adulto: uma revisão integrativa de literatura. Disponível em: . Acesso em 10 de ago. 2023.
2. BRANCO, M. J. C; et al. The role of the nurse in caring for the critical patient with sepsis. Revista Brasileira de Enfermagem [online], v. 73, n. 4, 2020.
3. COSTA, T. D. da. Percepção de profissionais de enfermagem acerca de segurança do paciente em unidades de terapia intensiva. Rev. gaúcha de enfermagem, v. 37, n. 3, 2016.
4. CRUZ, F. F. da; et al. Segurança do paciente na uti: uma revisão da literatura patient safety in the icu: a review of the literature. Artigo Revista Científica FacMais, v. 1, 2018.
5. DIAS, J. D; et al. Compreensão de enfermeiros sobre segurança do paciente e erros de medicação. Rev. Mineira de enfermagem, v. 18, n. 4, 2014.