Author:
Silva Rhyssa Beatriz Lima da Costa da,Freitas Adriana Dantas Gonzaga de,Gomes Waldireny Rocha,Oliveira Maria Inês Braga de
Abstract
O alho (Allium sativum) é uma planta pertencente à família Liliaceae, que se propaga através do plantio dos bulbilhos, popularmente conhecidos como dentes, e envolvidos por cascas, esse vegetal é de grande interesse para a indústria alimentícia e principalmente farmacêutica por conta do seu potencial terapêutico, que se dá devido à ação dos metabólitos presentes que possuem diversas atividades biológicas. Pensando na ação antimicrobiana, este trabalho avaliou o potencial antibacteriano sobre as bactérias Pseudomonas aeruginosas, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae e o fungo Candida albicans, dos extratos da casca do alho e também de seus bulbilhos. O processamento dos extratos das cascas e dos bulbilhos foi realizado pelos métodos de ultrassom e soxhlet. A avaliação aconteceu pelo método de difusão em disco embebidos com o extrato, no qual foram colocados sobre o meio de cultura Ágar Mueller-Hinton nas placas de Petri em três repetições e dois controles, um positivo e um negativo. Não houve inibição de forma satisfatória dos extratos estudados, pois os microrganismos apresentaram ser bacteriostáticos para os extratos estudados, no entanto, são necessários mais estudos para corroborar os resultados.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference15 articles.
1. AGUIAR, R. Avaliação da atividade antimicrobiana in vitro de óleo essencial de alho sobre bactérias patogênicas. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2023.
2. ANVISA. Monografia da espécie: Allium sativum. Brasília, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2023.
3. CHEMAT, F.; ZILL-E-HUMA; KHAN, M. Applications of ultrasound in food technology: Processing, preservation and extraction. Ultrason. Sonochem., v. 18, p. 813–835, 2011.
4. COSTA, N.; JUNIOR, A.; RAMOS, A.; SOARES, L.; SCHEIDT, G. Atividade antimicrobiana e análise fitoquímica preliminar do extrato vegetal de alho no controle de fungos fitopatogênicos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 12, n. 1, p. 161-166, 2017.
5. DE SOUZA FARIAS, C.; TRAJANO, Í.; JÚNIOR, J. POTENCIAL ANTIMICROBIANO DO DIMETILSULFÓXIDO (DMSO) FRENTE A DIVERSAS CEPAS BACTERIANAS. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2023.