CONTRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

Author:

Queiroz Elane Morais,Leite Thais dos Santos,De Sousa Tatyere Constâncio,Do Nascimento Erika Fabris

Abstract

Introdução: A violência obstétrica é um termo utilizado para descrever práticas abusivas, desumanas e desrespeitosas durante o atendimento obstétrico, que ocorrem tanto no pré-natal, durante o parto e pós-parto. Neste contexto o presente trabalho tem como tema a autonomia do enfermeiro e a importância do entendimento de Resolução 564/17 para o enfermeiro para o exercício da profissão no centro obstétrico, tendo como objetivo geral analisar os artigos da resolução e interpretar o que cada um significa, assim como facilitar o compreendimento da resolução para enaltecer a importância do entendimento para o enfermeiro exercer a profissão com autonomia. Neste contexto o problema reside exatamente neste aspecto: quais as dificuldades na interpretação da resolução e a falta do conhecimento do que o enfermeiro pode ou não fazer com autonomia? Em relação à abordagem da temática estudada, foi utilizado uma revisão bibliográfica da literatura, com a finalidade de deduzir o conhecimento a partir das premissas utilizadas no presente estudo. Aspirando responder ao objetivo do estudo e atender aos requisitos pré-determinados, foram realizadas buscas nos domínios: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Banco de Dados em Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-americana e do Caribe de Ciências da Saúde (LILACS). Com base na análise de conteúdo, foi possível identificar os estudos de acordo com os aspectos abordados sobre a resolução 564/17; o mercado de trabalho para o enfermeiro no centro obstétrico; lista de atribuições de serviços que podem ser feitos pelo enfermeiro com autonomia para a prevenção da violência obstétrica. Portanto pode-se concluir que a violência obstétrica é uma realidade preocupante que afeta a experiência das mulheres durante o parto e pode ter consequências negativas para sua saúde física e emocional. Nesse contexto, as contribuições do profissional de enfermagem na prevenção da violência obstétrica são de extrema importância.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference28 articles.

1. ALEXANDRIA, Samara. et. Al. Violência obstétrica na perspectiva dos profissionais de enfermagem envolvidos na assistência ao parto 2019. Cult. cuid; 23(53): 119-128, ene.-abr. 2019.

2. ALVES, M.; RAMOS, F. R. S.; PENNA, C. M. M. O trabalho interdisciplinar: aproximações possíveis na visão de enfermeiras de uma unidade de emergência. Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 14, n. 3, p.323-331, jul./set. 2018.

3. AYRES, JR. de C.M. Cuidado e Reconstrução das Práticas de Saúde. In: MINAYO, M.C.S.; COIMBRA Jr, C.E.A. (orgs.). Críticas e Atuantes: ciências sociais e humanas em saúde na América Latina. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2021, cap.6, p. 91-108.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento. Brasília, DF, 2006.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, DF, 2013.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3