Uso combinado de marcadores sorológicos e análise espacial na vigilância epidemiológica da hanseníase

Author:

Ribeiro Gabriela de Cássia12,Barreto Josafá Gonçalves3,Bueno Isabela de Caux4,Costa Bruna Oliveira5,Lana Francisco Carlos Félix4

Affiliation:

1. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Departamento de Enfermagem, Diamantina (MG), Brasil.

2. gabiribeiroenf@gmail.com

3. Universidade Federal do Pará (UFPA), Laboratório de Epidemiologia Espacial (LabEE), Castanhal (PA), Brasil.

4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Departamento de Saúde Materno-Infantil, Belo Horizonte (MG), Brasil.

5. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas, Diamantina (MG), Brasil.

Abstract

Objetivo. Avaliar o uso combinado de marcadores sorológicos e análise espacial para ampliar a sensibilidade da vigilância epidemiológica da hanseníase.

Método. Este estudo transversal foi realizado com vizinhos de casos de hanseníase e familiares e vizinhos de escolares com sorologia positiva anti-glicolipídeo fenólico I (PGL-I) em Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Definiram-se como vizinhos as pessoas que residiam em um raio de até 100 metros de escolares e de casos de hanseníase. Para a coleta de dados, foram realizados entrevista semiestruturada, exame dermatoneurológico e teste sorológico rápido ML Flow. Todos os endereços foram georreferenciados. Foram realizadas regressão multivariada e análise espacial, tendo a sororreatividade anti-PGL-I como variável dependente.

Resultados. Foram estudadas 1 491 pessoas: 1 009 (67,7%) familiares e vizinhos dos escolares com sorologia positiva e 482 (32,3%) vizinhos dos casos de hanseníase. Do total, 421 (28,2%) apresentaram soropositividade anti-PGL-I. A chance de soropositividade foi maior entre familiares e vizinhos dos escolares soropositivos (P < 0,001), entre pessoas com renda familiar de 1 salário-mínimo (P < 0,001), entre os mais jovens (P < 0,001) e entre os que residiam em domicílios com um a cinco cômodos (P = 0,007). A taxa de soropositividade foi maior em área geográfica correspondente aos escolares soropositivos (P < 0,001), ou seja, houve divergência entre o foco de maior concentração de casos e o de maior soropositividade.

Conclusões. O uso combinado de marcadores sorológicos e análise espacial possibilitou identificar fragilidades operacionais dos serviços e uma possível endemia oculta de hanseníase nos setores censitários urbanos do município. Atividades de rastreamento de contatos sociais e vizinhos, busca ativa, campanhas educativas, inquéritos escolares e análise do território facilitam o diagnóstico precoce da hanseníase.

Publisher

Pan American Health Organization

Subject

Public Health, Environmental and Occupational Health

Cited by 1 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3