REPENSANDO A TURISTIFICAÇÃO COMO PROCESSO DE LONGO PRAZO O IMPACTO DO TURISMO NA COZINHA MADEIRENSE (SÉCULOS 19-21)

Author:

Silva AntónioORCID,Santos RossanaORCID

Abstract

Na última década, assistimos à proliferação de movimentos de contestação à turistificação. Antes da pandemia do COVID-19, o fluxo intenso e desordenado de viajantes nos destinos mais populares era apontado como causa de diversos efeitos negativos no quotidiano dos seus habitantes. Um deles é a degradação de seu património cultural imaterial (PCI), incluindo os legados culinários. Os estudos que focam essa questão têm vindo a multiplicar-se em diferentes áreas disciplinares. No entanto, as abordagens adotadas levam apenas em conta as consequências imediatas desse fenómeno, que podem ser observadas durante os trabalhos de campo. Este artigo irá explorar um novo trilho. Partindo do pressuposto de que o património cultural resulta de uma construção social na longa duração, a perspetiva do historiador impõe-se para ver o quadro geral. O caso de estudo da cozinha madeirense vai permitir-nos perceber o impacto duradouro dos hóspedes no PCI das comunidades de acolhimento. A Madeira é um dos destinos mais antigos do mundo, com uma indústria hoteleira em atividade desde o início do século XIX. Por outro lado, numerosos documentos atestam a evolução dos padrões alimentares da sociedade insular não apenas neste período, mas também antes e depois. Deste ponto de vista, é um verdadeiro laboratório vivo que permite monitorizar o impacto sociocultural do turismo. O objetivo final é demonstrar que os estudos sobre a turistificação devem ter também em atenção a “longue durée”.

Publisher

Ponteditora

Subject

Museology,Arts and Humanities (miscellaneous),Visual Arts and Performing Arts,History,Cultural Studies,Conservation

Reference102 articles.

1. Abecasis, I. (2015). Caderno de receitas do Convento das Salésias. ANTT.

2. Alcoforado, A. (1750). An Historical Account of the Discovery of the Island of Madeira, … an Account of the Present State of the Island in a Letter to a Friend. J. Payne, & J. Bouquet.

3. Almeida, A. M. M. de (2016), Modelling Tourism Demand in Madeira since 1946. And Historical Overview Based on a Time Series Approach. Journal of Spatial and Organizational Dynamics, 4 (2), 145-156.

4. Aragão, A. (1981). A Madeira vista por estrangeiros, 1455-1700. DRAC.

5. Aragão, A. (1987). Para a história do Funchal: pequenos passos da sua memória. DRAC.

Cited by 2 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3