Uso sustentável da água e convivência com a escassez: revisitando conceitos e indicadores.

Author:

Santos Pereira L.

Abstract

A sustentabilidade do uso da agua tem implicações ambientais, tecnolóicas, económicas e sociais que imlican conservação e poupança, quer pela necessidade de considerar a convivência com a escassez, quer no que se refere à qualidade da agua. Considerando os regimes de escassez, uns devidos a causas naturais, a aridez e as secas, outros com causas antrópicas, a desertificação e a penúria, aborda-se a dinâmica dos usos, evidenciando que parte dos problemas de escassez resultam do insuficiente controlo da procura. Assim, analisam-se alguns conceitos que estão na base do uso sustentável da água, distinguindo usos e consumos, perdas e desperdícios, usos benéficos e não benéficos e formulando-se uma aproximação aos caminhos para tornar mais eficiente o uso da água em regadio, incluindo a produtividade da água. Consequentemente, propõem-se indicadores apropriados que substituam o uso generalizado do termo “eficiência”, tantas vezes mal usado e mal interpretado. Visando a conservação e poupança de água, abordam-se diversas medidas que a ambas se referem, nomeadamente educação, formação, colaboração institucional, informação e participação. Finalmente analisa-se a problemática dos impactos do “preço” da água como medida indutora de conservação e poupança em regadío , concluindo-se pela necessidade de uma abordagem diferenciada em relação com as condições produtivas a que se pretende aplicar; além disso propõe-se que o valor da água substitua o preço da água, isto é, que se valorize a água e os seus usos de uma forma completa, considerando os valores económicos em conjunto com os ambientais, sociais e culturais.

Publisher

Universitat Politecnica de Valencia

Subject

General Medicine

Reference33 articles.

1. Allen, R.G., Willardson, L.S. e Frederiksen, H.D., (1997). Water use definitions and their use for assessing the impacts of wáter conservation. In Sustainability Irrigation in Areas of Water Scarcity and Drought (Proc. ICID Workshop, Oxford), J.M. de Jager, L.P. Vermes, and R. Ragab (eds.), British Nat. Com. ICID, Oxford, pp. 72-81.

2. Blanco Fonseca, M., (2002). Análisis de políticas de modernización de regadíos en España: aspectos económicos e institucionales. In III Congreso Ibérico sobre Gestión y Planificación del Agua, (Sevilla), Fundación Nueva Cultura del Agua, Zaragoza.

3. Performance indicators for irrigation and drainage;Bos;Irrig Drain Syst 11,1997

4. Irrigation performance measures: efficiency and uniformity;Burt;J Irrig Drain Engng 123,1997

5. FAO, (1990). An International Action Programme on Water and Sustainable Agricultural Development. FAO, M/U1108/E/9-90, Rome, 42 pp.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3