Affiliation:
1. Texas Tech University , Lubbock, TX , USA
2. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais , Belo Horizonte , Brazil
Abstract
Resumo
Inserido no campo de estudos das ideologias linguísticas do bilinguismo, este trabalho busca analisar as concepções de bilinguismo de sete instituições de ensino de uma cidade do sudeste do Brasil, assim como os discursos ideológicos que subjazem a escolha pedagógica pelo ensino bilíngue feita por essas escolas. O estudo foi desenvolvido a partir de uma busca exploratória por temáticas recorrentes nos textos e nas imagens encontradas na página Web dos programas bilíngues dessas instituições. Os materiais foram, então, interpretados tendo como abordagem a análise crítica do discurso. Os resultados revelam três pontos em comum a essas escolas: primeiramente, seus programas bilíngues refletem uma concepção fractal de bilinguismo, tratando o conhecimento das duas línguas de forma isolada e tendo padrões monolíngues como referência; em segundo lugar, o material analisado apresenta o bilinguismo como sinônimo de uma habilidade do século XXI, essencial para a inserção no mercado de trabalho e no mercado de bens simbólicos; finalmente, a ideia sobre o que é ser bilíngue está relacionada meramente ao domínio da língua inglesa, refletindo discursos ideológicos alinhados com a globalização e com a geração de lucros materiais ou simbólicos no contexto linguístico em que o idioma está inserido.
Reference47 articles.
1. ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa). 2022. Critério de classificação econômica Brasil. Disponível em: https://www.abep.org/criterio-brasil (Acesso em 14 de março de 2023).
2. Aguiar, Andréa. 2009. Estratégias educativas de internacionalização: uma revisão da literatura sociológica. Educação e Pesquisa 35(1). 67–79. https://doi.org/10.1590/s1517-97022009000100005.
3. Baker, Colin. 2011. Foundations of bilingual education and bilingualism. Bristol, UK: Multilingual matters.
4. Bloomfield, Leonard. 1933. Language. New York: Henry Holt.
5. Bourdieu, Pierre. 2003. A sociologia de Pierre Bourdieu [Organização de Renato Ortiz]. São Paulo: Olho d’Água.